MAL - Memória Auxiliar do Lutieri

quarta-feira, setembro 05, 2007

Backup de pacotes instalados no FreeBSD

Como já visto tive um briga das feias com o squid+freebsd+ntlm. Pois bem, está funcionando perfeitamente hoje, ou melhor, quase perfeitamente. Tem uma mensagem que aparece nos logs que está só ocupando espaço. Falo dessa mensagem no próximo post.

Por hora gostaria de remover essa mensagem mas para isso tenho que recompilar o squid. Tenho o squid rodando e tenho que recompilar. Mas confesso: Estou receoso quanto a este processo. Na verdade é um trauma do passado(semana passada). Pensa comigo: passei uma semana brigando com o squid. Isso deve dar por cima umas 50 horas. Pedi ajuda em 3 lista diferentes, os resultados do google não ajudaram muito.. Bom depois disso tudo eu quero mais é mudar a senha do root desse servidor e nunca mais nem se quer acessá-lo.

Mas esse procedimento de recompilá-lo vai ser necessário. Ou isso ou aguento os logs com infinitas mensagens :

httpAccept: FD 47: accept failure: (53) Software caused connection abort

Só pra me certificar vou fazer um backup do squid atualmente instalado e aí sim, qualquer problema tenho uma cópia de segurança ;-D

Procurando aqui e acolá descobri que é possível fazer um pacote a partir de um ports instalado no FreeBSD. Sendo essa a minha solução escolhida.

Antes de tudo e mais nada é necessário saber qual o nome do ports instalado atualmente no sistema para aí sim proceder com o backup.

ls /var/db/pkg | grep squid

ou

pkg_info | grep squid

Ambos fazem a mesma coisa.

No meu caso os comandos acima retornaram o seguinte:

squid-2.6.14

Pronto. É essa a informação que precisamos. Agora vamos criar o nosso pacote de backup com o seguinte comando:

pkg_create -b squid-2.6.14

ou
pkg_create -xb squid


O -x considera 'squid' como uma expressão regular.

No diretório onde você se encontra será criado um arquivo tipo isso:

squid-2.6.14 .tbz

tbz é uma abreviação pra tar.bz2.

Esse é o nosso pacote contendo o squid atualmente rodando no sistema. :-D

Agora sim... pode-se trabalhar com esse arquivo como se fosse um pacote qualquer.

Pode-se usar o comando pkg_add, portupgrade -P.

No caso do portupgrade -P é necessário que o arquivo se encontre no diretório /usr/ports/packges/All


Essa mesma dica pode ser usada no caso de você precisar atualizar o mesmo software em várias máquinas rodando a mesma versão de FreeBSD. Você pode, por exemplo, compilar e aplicar patches instalar, montar um pacote e copiar esse pacote para as outras máquinas. Assim nessas outras máquinas não será necessário compilar, aplicar patches enfim... Será apenas necessário fazer uma atualização de pacote. O que poupa tempo e recursos.

Dica retirada daqui

Adios, arrivederte, sayonara, goodbye, hasta la vista, au revoir, tchau.

Marcadores:

1 Comentários:

  • Rapaaaz... ajudou muito esse teu post..!!!
    Bem explicado viu? Valeu!

    By Anonymous Anônimo, at 09/09/2009, 00:31  

Postar um comentário

<< Home



Chat with Lutieri G. B.

Subscribe in a reader