MAL - Memória Auxiliar do Lutieri

sexta-feira, agosto 10, 2007

Busca no LDAP

Não sei porque cargas d'água um dia parou de fazer autenticação do apache no AD do windows 2000. Juro que não mudei nada... Tinha 3 servidores configurados pra autenticar via LDAP no AD. Um dia pararam os 3. Sendo ambiente Microsoft até não me surpreendeu tanto... risos.
Conversei com o Adminstrador da rede windows e fui informado de que tudo continuava como no dia anterior quando ainda funcionava.

Sendo assim meu pensamento foi: "ixxx...".

Debugei o Apache e não me dava informações suficientes do porque do problema. Antes de continuar exponho aqui o arquivo .htaccess que usei e apresentou problemas:

<Directory /usr/local/nagios/sbin>
AllowOverride None
Options ExecCGI
Order allow,deny
Allow from all


AuthType Basic
AuthName "Acesso ao Nagios"

AuthLDAPUrl "ldap://ad.xyz.com.br/dc=xyz,DC=com,DC=br?sAMAccountname?sub?(objectClass=*)"

AuthLDAPBindDN user@xyz.com.br
AuthLDAPBindPassword ***

require group CN=TI,OU=Groups,OU=SEDE,DC=xyz,DC=com,DC=br

</Directory>


Encontrei um ser humano com o mesmo problema que eu aqui. Acompanhem o desespero do mesmo. :-)

Encontrei informações no site Microsoft TechNet de como fazer buscas em AD windows. Uma das seções do texto ensina como conectar ao AD para fazer buscas e deixa claro:

For standard LDAP searches, directory clients connect to TCP port 389. To search the Active Directory global catalog, directory clients must instead connect to TCP port 3268.
Ativando Lutieri's translator
.
..
...
.... OK loaded!

Para buscas convencionais LDAP, clientes conectam a porta 389/TCP. Para buscar no catálogo global do Active Directory, clientes precisam conectar a porta 3268/TCP.
Agora eu me coloco a pensar e vejo que: "Sim, eu estava querendo buscar no AD inteiro, pois meu Base DN é dc=xyz,DC=com,DC=br, e conectando na porta 389 que é a padrão.

Para mais informações da opção "AuthLDAPUrl" e saber o que é Base DN consulte a documentação do apache aqui.

Por isso o que me surpreende não foi ter parado de funcionar de um dia pro outro. E sim ter funcionado por algum tempo. Mas... C'est la fucking vie...

Enfim pra solucionar o problema e funcionar de uma vez apresento duas soluções. Ou muda o Base DN e coloca-se um grupo(OU) ou muda-se a porta para conectar. Bom.. qualquer que seja a escolha vai mudar apenas a diretiva "AuthLDAPUrl", portanto vou mostrar apenas o que muda no valor dela:

Solução 1ª:

AuthLDAPUrl "ldap://ad.xyz.com.br/ou=user,dc=xyz,DC=com,DC=br?sAMAccountname?sub?(objectClass=*)"


Solução 2ª:

AuthLDAPUrl "ldap://ad.xyz.com.br:3268/dc=xyz,DC=com,DC=br?sAMAccountname?sub?(objectClass=*)"

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home



Chat with Lutieri G. B.

Subscribe in a reader