MAL - Memória Auxiliar do Lutieri

quinta-feira, outubro 05, 2006

FTP Passivo Windows 2k

E viva ao Windows!!!!!

FTP passivo é um saco pra quem tem firewall com política default drop... pois eh...

liberei uma máquina(A) na empresa pra conseguir ter acesso a FTP. fui no cliente, tentei acessar o ftp via browser e nada... fui via linha de comando: ftp ftp.exemplo.com.br e nada...
fazia o login entrava nas pastas... mas se for listar o conteúdo com um ls ou dir pendurava. Coisas típicas de um ftp passivo que só tem as portas 20 e 21 liberadas no firewall... mas eu tinha certeza de havia liberado todas as portas altas para aquele determinado ip(A).

Fui em outra máquina(B) tentei fazer o acesso e deu timeout... blz.. era isso que eu qria.. afinal de contas essa segunda máquina(B) estava restrita... liberei no firewall e funcionou...


Question: o que havia de diferente entre as máquinas A e B?!?!?!

Answer: A versão do windows....

Na máquina A rodava windows 2000 professional com service pack 4 instalado.

Na máquina B rodava windows XP Professional com service pack 2 instalado.

Conclusão: Não sei se é algum hotfix faltando ou atualização do windows mas em 2000 Pro não funcia o tal do ftp.

Solução: Instalar o firefox...


sem mais...


voltando ao trabalho....


6 Comentários:

  • Lutiere, bom dia!!

    Em uma busca constante para encontrar uma solução a fim de resolver um problema que venho tendo a um bom tempo com o meu FTP, acabei chegando até a sua página.

    Após ler este texto, percebi que o problema é idêntico ao que venho tendo no acesso ao meu server FTP em casa.

    Meu cenário é um pouco diferente:
    Tenho uma rede Wirelles em casa compartilhando um acesso do Virtua através do Siemens SE551, que por sinal é um excelente router WIFI.
    O SE551 já tem nativo um File Server, Web Server e Print server. A fim de facilitar a troca de arquivos entre minha máquina do trabalho e o meu micro em casa habilitei o FTP do SE551, usando como local de armazenamento uma pendrive de 4Gb plugada em sua porta USB.
    Até ai, tudo bem!! Em minha rede interna (residencial) eu consigo acessar normalmente o server FTP, logando e tranferindo arquivos.
    Quando tento acessar o meu FTP residencial de minha máquina no trabalho, tenho problema apresentado por você: "...fazia o login entrava nas pastas... mas se for listar o conteúdo com um ls ou dir pendurava."
    Consigo logar, consigo executar comando como PWD sem problemas, porém quando tento listar os arquivos, ele se perde e fica sem resposta.

    Fiz um teste de um notebook de um amigo que usa VivoZap e tudo funcionou normalmente, ou seja, acredito que em minha rede residêncial, no SE551, não existe problema. É possível que o erro esteja em minha rede no trabalho.

    Com intuito de tentar entender este caso, gostaria de saber a sua opnião sobre o que pode estar acontecendo.

    Quero lembrar que em meu trabalho tenho o firewall do Windows XP de minha estação de trabalho ativo assim como os bloqueios do Firewaal da minha empresa também.

    O meu FTP está disponibilizado na porta 2401 que é a única que consegui identificar que está aberta no firewall de minha empresa. O endereço de acesso tem como exemplo: ftp://189.XXX.XXX.XXX:2401

    Pelo IE7 sem chances de funcionar... só consegui fazer os testes pela linha de comando do FTP: open 189.XXX.XXX.XXX 2401

    Agradeço a sua ajuda!
    André Luiz

    By Anonymous Anônimo, at 05/03/2008, 09:14  

  • Bom dia André!

    Fiquei feliz em saber que chegastes no meu blog. Até porque o intuito dele é ser minha memória auxiliar. na verdade era...agora acabei descobrindo que ele pode acabar auxiliando as demais pessoas.

    Desculpa pelo atraso. Vi só hoje, dia 10/04/08.

    Bom, tanto no windows quanto no teu SE551 tu não vai conseguir obter detalhes que te levariam a solucionar esse problema.

    Uma solução que pode ser válida é tentar alterar o modo do teu servidor FTP. Procura no modem/router da tua residência se é possível.

    Outra coisa que deve ser considerada é que no teu trabalho tu não pode ter restrição nenhuma à internet.

    o ftp passivo negocia entre cliente e servidor uma porta alta(maior que 1204) e eles começam a comunicação nessa porta alta. Logo se tu tiver atrás de NAT tenha certeza de que não há restrição para sua estação.

    Por hora eh isso..

    abraço!

    By Blogger Lutieri G. B., at 10/04/2008, 09:24  

  • Oie......

    By Anonymous Anônimo, at 21/05/2008, 21:25  

  • O Lutinho é um cara muito especial, e por ser esse cara especial irei torcer muito pelo sucesso dele nesse novo desafio da sua vida. Tem não só a minha torcida, como também tens meu coração, e estarei te esperando na sua volta.
    Não esqueça de nós dois, e dos vários momentos lindo que passamos juntos!!!
    Um imenso e delicioso Beijo..

    Beiçudinho.

    By Anonymous Anônimo, at 21/05/2008, 21:28  

  • ola... eu estou com uma duvida sobre FTP, e acabei caindo aqui. achei interessante pq maioria dos forums deve-se logar para comentar.. mas como eu sou usuario BLOGGER tambem.. me senti mais em casa.

    enfim.. eu naum sou tecnico, eu me considero usuario avancado. uso computador desde os tempos do DOS portanto estou familiarizado com linha de comandos, mas alguns comandos postados aqui eu desconheco.

    bem.. melhor explicar minha situacao:

    eu tenho alguns sites, e eu costumava usar o 'CuteFTP' no meu computador antigo para atualiza-lo.

    estou com um notebook agora, e este naum tem o CuteFTP. mas agora.. fucando um pouco mais, vejo que pelo proprio explorer do windows da para se criar um atalho para um local FTP ou digitar manualmente a linha de comando.

    consegui fazer com um de meus sites, o outro, o administrador disse que preciso ter um programa de FTP ATIVO. e aqui no windows, eu achei em 'configuracoes da internet' um local para desabilitar o ftp passivo.

    mas ainda naum funciona. da timeout toda vez. (uma tentativa ou outra ele pede a senha, me dando um pouco de esperanca, mas ainda sim acaba dando o timeout)

    eu queria saber se EH SEGURO usar o explorer do windows para FTPs, (pq lembro-me que o CuteFTP desconectava apos 360 segundos de inatividade por medidas de seguranca, e este esquema aqui, ateh agora ele naum desconectou)

    e se eh seguro modificar as configuracoes para modo ativo.

    obs.: uso windows XP



    abracos



    Ace

    By Blogger Ace, at 26/07/2008, 22:42  

  • eu de novo...

    acabei de descobrir que se desativar o firewall, ele naum da timeout.. ele abre de boa...

    naum quero ter que proceder deste jeito, entaum tentei adicionar as portas 20 e 21 na lista de excessoes do firewall e reativa-lo... mas daih naum funciona de novo.




    abracos



    Ace

    By Blogger Ace, at 26/07/2008, 23:05  

Postar um comentário

<< Home



Chat with Lutieri G. B.

Subscribe in a reader