MAL - Memória Auxiliar do Lutieri

domingo, fevereiro 10, 2008

Manuais, man, apropos, whatis

Todos sabem consultar os manuais on-line do linux com o comando man. Até aí tudo bem. O problema que acontece freqüentemente comigo está relacionado a minha memória. Até aí nenhuma novidade também.

Acontece que eu sempre gosto de ver todas as opções que eu tenho disponíveis quando tenho que fazer escolhas. De repente existe uma que se encaixe melhor do que as que sabia que existiam. Por isso é da minha natureza fazer buscas genéricas afim de encontrar e me poder me deliciar com o maior número de opções disponíveis. :-) That's me!!

O comand whatis procura por por manuais com o nome informado.
Exemplo:

# whatis ldif
ldif (5) - LDAP Data Interchange Format

Já o comando apropos busca na base de dados do whatis por manuais contendo a palavra informada. Mesmo que seja na descrição do manual.
Exemplo:

# apropos ldif
ldif (5) - LDAP Data Interchange Format
slapcat (8) - SLAPD database to LDIF utility
slapd-ldif (5) - LDIF backend to slapd
slapindex (8) - SLAPD index to LDIF utility

man -k faz a mesma coisa que o comando apropos
man -f faz a mesma coisa que o comando whatis

Porém essa base de dados do whatis NÃO é criada automaticamente e cabe ao administrador do sistema fazer isso quando se sentir confortável. Para isso execute:

makewhatis

para mais informações vai se acostumando e lendo o manual do makewhatis.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home



Chat with Lutieri G. B.

Subscribe in a reader