MAL - Memória Auxiliar do Lutieri

segunda-feira, novembro 27, 2006

Acesso telnet

Estou terminando de fazer meu firewall com políticas default drop e eis que me deparei com algo que me fez perder uma meia hora do meu dia.

eu tenho uma regra assim:

iptables -A INPUT -i eth1 -s 192.168.1.0/24 -p udp --dport 53 -j ACCEPT

bom como se pode ver estou liberando consultas DNS. Como todos sabem o servidor DNS responde na porta 53 sob protocolo UDP.

eu fazia as consultas normalmente... até que tentei:

telnet 192.168.1.1 53


e pra minha surpresa não respondia ... não retornava resposta... sniffei a rede e via os pacotes chegando no servidor mas não retornavam...

e eu pensando: "Mas eu estou aceitando conexões na porta 53 de todo a rede. Tem que funcionar".

Depois de algum tempo caiu a minha ficha :-D

telnet usa TCP e não UDP. aí tah a explicação de porque funcionavam as consultas DNS e não o telnet.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home



Chat with Lutieri G. B.

Subscribe in a reader