MAL - Memória Auxiliar do Lutieri

sábado, janeiro 24, 2009

Compilando kernel 32bits usando chroot 64bits

Estou(ava) rodando kernel 64 bits. Logo que comprei o note nao pensei duas vezes e queria tirar o maximo de proveito do seu processar AMD 62 x2. Infelizmente com o tempo fui tendo complicacoes com alguns aplicativos, tive que editar alguns modulos para serem compilados corretamente e hoje finalmente resolvi usar meu headset bluetooth com o skype, mas tive varias complicacoes pois o sistema eh 64 bits, enfim.. Achei uma desculpa pra comecar um sistema novinho!!


Bom, ao inves de baixar o CD do Gentoo, reiniciar, e fazer todo o processo por ele, resolvi fazer tudo sobre o sistema atual. Assim perco menos tempo uma vez que nao preciso configurar rede, etc.

Comecei a instalacao na particao recem formatada, baixei e descompactei o stage3 e o portage, montei o /proc e o /dev e finalmente executei o chroot.

Quando fui compilar o kernel me deparei com o seguinte:

(chroot) zeuspc linux-2.6.28.1 # make
HOSTLD scripts/kconfig/conf
scripts/kconfig/conf -s arch/x86/Kconfig
CHK include/linux/version.h
CHK include/linux/utsrelease.h
SYMLINK include/asm -> include/asm-x86
CC kernel/bounds.s
kernel/bounds.c:1: error: code model 'kernel' not supported in the 32 bit mode
kernel/bounds.c:1: sorry, unimplemented: 64-bit mode not compiled in
make[1]: *** [kernel/bounds.s] Error 1
make: *** [prepare0] Error 2
(chroot) zeuspc linux-2.6.28.1 #

Google como sempre amigo de todas as horas me deu a resposta:
http://www.linuxforums.org/forum/debian-linux-help/25506-kernel-wont-compile-core-model-kernel-not-support.html

Tem soh que executar o chroot como se fosse 32 bits usando o seguinte comando:

linux32 chroot /mnt/gentoo /bin/bash
mais informacoes podem ser obtidas no manual setarch(8)

Marcadores: ,

2 Comentários:

  • Pô cara, valeu mesmo pela dica, estava com esse problema
    a busca q eu fiz no google era quase o nome do seu post: "compilando kernel 32bits usando um kernel 64bits", foi o primeiro link =D
    Mas no meu caso eu estou num gentoo 64bits e compilando um kernel 32bits em um chroot do gobolinux

    By Anonymous Anônimo, at 22/04/2009, 11:50  

  • também quebrou meu galho! vlw

    By Blogger chemonz, at 29/06/2009, 01:13  

Postar um comentário

<< Home



Chat with Lutieri G. B.

Subscribe in a reader